Carregando
Conteúdos
Carregando
Conteúdos
You are now viewing this site in English
Exposição sobre a relação da fadista com o Brasil inaugura esta sexta-feira no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo
A exposição "Amália: Saudades do Brasil" inaugurada na sexta-feira, 5 de agosto, no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, no sudeste Brasil, visa dar a conhecer a relação da fadista portuguesa com país.
Amália Rodrigues (1920-1999) deslocou-se várias vezes ao Brasil, onde gravou discos pela primeira vez, e onde criou, entre outros, o Fado Xuxu e Ai Mouraria, ambos de Amadeu do Vale e Frederico Valério.
O título da exposição remete para uma composição de Vinicius de Moraes, Saudades do Brasil em Portugal, composta para a voz de Amália, e que a gravou em dezembro de 1969, quando o criador brasileiro visitou a fadista na sua casa em Lisboa, e ali se realizou uma tertúlia, em que entre outros, participaram Natália Correia, David Mourão-Ferreira e José Carlos Ary dos Santos.
A exposição, que tem o Haitong Bank como principal patrocinador, "dá a conhecer a relação de Amália Rodrigues com o Brasil, a importância deste país na construção da sua presença no mundo e a influência que a artista teve e continua a ter nas novas gerações de criadores, não só na área da música como também nas artes visuais". A mostra inclui cartazes, o fato da estreia de Amália no Casino de Copacabana, em 1944, as partituras de Ai Mouraria, e ainda "inúmeros registos inéditos de som e imagem e obras dos artistas contemporâneos Vik Muniz e Francesco Vezzolli inspiradas na diva do fado", e estará patente em S. Paulo, até dia 26 de Agosto, na sala Haitong Bank.
Fonte: Diário de Notícias